linhahorizonte

Dra. Raquel Zorzi

neurooncologia

O neurocirurgião especializado em neurooncologia deve buscar no seu dia a dia para seus pacientes um tratamento em concordância com uma filosofia mundial de cuidados."

Para tumores no sistema nervoso usamos as melhores técnicas e tecnologias que curem ou prolonguem a vida do paciente , focando em minimizar sequelas, manter sua dignidade e sua qualidade de vida.

Dra Raquel Zorzi


NEUROONCOLOGIA



A neurooncologia é uma subárea da neurocirurgia que abrange o tratamento e acompanhamento de pacientes que possuem tumores no sistema nervoso: que inclui as neoplasias do cérebro, da coluna e da medula.

Receber o diagnóstico de um possível tumor no cérebro ou na medula não é nada fácil... Além do medo da morte inerente a qualquer ser humano, o paciente com tumor no sistema nervoso enfrenta muitos outros medos: o medo da dor, do sofrimento, da sequela neurológica, da dependência de outras pessoas ou de familiares... Por este motivo, o neurocirurgião que se especializa em neurooncologia tem um treinamento mais específico para lidar com esta doença tão desafiadora e por vezes tão aterrorizante para as famílias e para os pacientes em todas as faixas etárias: de recém-nascidos a idosos. Além do preparo técnico para delinear a melhor estratégia terapêutica para vencer a doença, esse profissional tem também a sensibilidade emocional para lidar com as dificuldades do diagnóstico, da aceitação da doença e da comunicação de notícias para a família e os pacientes. O neurocirurgião oncológico participa com toda equipe multiprofissional para dar o seguimento e apoio necessários ao paciente em todas as etapas da sua doença.


Curar algumas vezes, aliviar muitas vezes, consolar sempre.

Autoria do aforismo atribuída a Hipócrates


O que há de novo na neurooncologia?

A cada dia mais muda a forma como os profissionais especializados em neurooncologia enxergam os tumores do sistema nervoso. Com os avanços genéticos e moleculares, novas classificações foram propostas em 2016 e com ela novas diretrizes de tratamento. Os avanços tecnológicos como tractografia, eletromonitorização neurofisiológica e neuronavegação ao mesmo tempo tornaram as cirurgias cada vez menores, mais rápidas, mais precisas e mais seguras. Evoluímos muito também nas próprias técnicas cirúrgicas: refinamentos como a cirurgia cerebral com paciente acordado (”awake craniotomy”) permitiram operar tumores em áreas nobres do cérebro sem ou com mínimas sequelas.

E que tal nem mesmo precisar operar? Terapias como radiocirurgia estereotáxica, gama-knife e cyber-knife também vem ganhando mais espaço para alguns tipos de tumores, substituindo ou complementando a clássica abordagem cirúrgica.

Somados a todos estes avanços, temos buscado na neurooncologia trazer à realidade uma tendência mundial na medicina do século 21: focar em qualidade de vida, priorizando preservar autonomia do paciente, sua autoestima e sua independência o máximo de tempo possível.


Que tumores um neurocirurgião trata?

O neurocirurgião neurooncológico trata virtualmente todos os tipos de tumores que aparecem no cérebro e na medula. Os principais (mais comuns) são:

Tumores no cérebro: gliomas (astrocitoma, oligodendroglioma, glioblastoma multiforme, etc), meningiomas, neurinomas (schwanomas) metástases cerebrais, meduloblastoma, ependimoma, tumores da pineal, tumores da hipófise, craniofaringioma, tumores do plexo coroide, tumores da calota craniana, entre outros.

Tumores na medula: tumores intramedulares como gliomas (astrocitoma, oligodendroglioma, etc) e ependimomas, tumores extramedulares como meningiomas, neurinomas (schwanomas), lipomas, entre outros.


Quando procurar um neurocirurgião

Sempre que houver alguma suspeita de doença oncológica (tumor) no sistema nervoso um neurocirurgião deve ser consultado. Ele é o profissional que avaliará se a doença pode ou não ser tratada com cirurgia ou quais as melhores alternativas de tratamento serão realizadas em conjunto com o restante da equipe que dá suporte ao paciente.



Caso necessite de uma avaliação clique aqui para agendar uma consulta.

neurooncologia1
* Esse texto foi produzido e editado por Dra Raquel Zorzi - CRM 142761 - RQE 56460.


Logomarca-dra.raquel-zorzi

Clinica Zorzi

Campo Belo Medical Center
Av Vereador José Diniz, 3457 cj 907
Campo Belo – São Paulo - SP
Telefones: (11) 2137-4960 ou (11) 2137-4961

O conteúdo deste site é de caráter informativo e produzido e editado pela Dra Raquel Zorzi CRM 142761 - Zorzi Servicos Neurocirurgicos Eireli - Epp. Não nos responsabilizamos por decisões médicas ou de familiares baseadas no conteúdo deste site, em caso de dúvida consulte seu médico. Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução total ou parcial - Copyright © 2017 Dra.Raquel Zorzi - Esse texto foi produzido por
linhahorizonte